Segunda-feira, 4 de Setembro de 2006

O Nascimento Oficial em Felgueiras

APRESENTAÇÃO DO BLOCO DE ESQUERDA EM FELGUEIRAS EM 2004/04/30

         Data : 2004 / 04/ 30

         Com a apresentação pública deste manifesto a Concelhia do Bloco de Esquerda vem, deste modo, dar-se a conhecer à comunidade na qual está inserida.

         Assim:

          - Não sendo novo, pois já apresentou lista à Junta de Freguesia de Regilde, O Bloco pretende, agora, alargar a sua esfera de acção ao nível concelhio.

          - Relembramos (art. 1º dos Estatutos) que: «O Bloco de Esquerda é um movimento político de cidadãs e cidadãos que assume a forma legal de partido político.» E «Inspira-se nas contribuições convergentes de cidadãos, forças e movimentos que ao longo dos anos se comprometeram com a busca de alternativas ao capitalismo.

         - Pronuncia-se por um mundo ecologicamente sustentável. Combate as formas de exclusão baseadas em discriminações de carácter étnico, de género, de orientação sexual, de idade, de religião, de opinião ou de condição.»

         - «O Bloco de Esquerda defende e promove uma cultura cívica de participação e de acção política democrática como garantia de transformação social, e a perspectiva do socialismo como expressão da luta emancipatória da Humanidade contra a exploração e a opressão.»

          - Não nos conformamos em ser simples espectadores da actividade rotineira dos grandes partidos do poder (nacional e/ou local) que, praticamente, anularam o papel activo e interventivo dos cidadãos nos seus destinos colectivos, afastando a juventude e alheando-a de grandes objectivos.

          - Exigimos uma democracia participativa na qual os cidadãos sejam protagonistas da acção política, cidadãos activos, responsáveis e decisores e não meros assistentes passivos de uma democracia representativa distorcida e sistematicamente referendada que nada tem de apelativo ao exercício cívico dos cidadãos.

         - Defendemos a elaboração de Orçamentos Participativos ao nível da intervenção autárquica e local, assumida como a melhor metodologia prática para a criação e reforço duma nova cidadania activa e transformadora. É fundamental desenvolver a democratização da gestão pública como forma de a colocar mais próxima das populações e mais de acordo com os seus interesses e anseios.

          - Relembramos, também - a título de exemplo -, que a Lei de Bases da Política de Ordenamento do Território e de Urbanismo (Lei nº 48/98), prevê a: «participação, reforçando a consciência cívica dos cidadãos através do acesso à informação e à intervenção nos procedimentos de elaboração, execução, avaliação e revisão dos instrumentos de gestão territorial.»

         - Trinta anos após Abril ser de esquerda não é ser filiado num determinado partido.

          Ser de esquerda é Ser Solidário.

         Por isso, também, o Bloco convida, aceita e agradece que no seu seio participem não aderentes.

        A liberdade que Abril possibilitou é de todos aqueles que a souberam conquistar sim, mas agora sobretudo, daqueles que se empenham para a manter. A Liberdade tal como a Democracia não se proclama:

        Pratica-se.

                          A Concelhia do Bloco de Esquerda de Felgueiras

mais uma da ovelhanegra91 às 18:49
link do post | Bitaites | nunca vi post tão bom!

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.Ultimas

. Imprensa

. 24 Março: vamos salvar o ...

. Participa no Debate:

. Domingo: Tod@s a Aveiro

. DOMINGO: MOBILIZAÇÃO NACI...

. BeFelgueiras - Apreciação...

. Já ouviste falar em “Bol...

. PATRÕES ESPETAM O DENTE

. ACTIVISTAS CONTRA MULTINA...

. Protestos não violentos n...

.Histórico

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

.Muito Bom

. Marcha pelo Emprego: dia ...

.Via Rápida

blogs SAPO

.subscrever feeds